Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História da Cidade de Cana Verde

por admin última modificação 30/08/2022 09h56

A cidade de Cana Verde tem sua origem, no fim do século XVIII, quando a região onde se encontra o Município era explorada pelo minerador Romão Fagundes do Amaral que se fixou no local por causa da exploração do ouro e pela procura de outros minérios. O local ficou conhecido como Matozinhos do Jacaré, pela proximidade do Rio Jacaré.

Algum tempo depois, começaram o plantio de cana-de-açúcar nesta região. E com o desenvolvimento da agricultura e pecuária, surgiu na localidade um “pouso de tropeiros”, cujo rancho construído sedimentou o início da nova atividade. A estrada de bois que ali passava, ligava Lavras do Funil ao Oeste Mineiro.

Com o passar do tempo, Dona Maria do Rosário da Conceição, Matriarca da Família Anastácio Barbosa, mãe de filhos influentes, mandou construir uma capela na parte mais alta da região, onde havia uma plantação de canas-verdes, o que deu origem ao nome do arraial, que passou a ter como Padroeiro o Senhor Bom Jesus de Matozinhos, imagem de origem portuguesa.

A partir de 1858, A região de Matosinho do Jacaré, passou a ser um Distrito com o nome de ‘’Senhor Bom Jesus da Canna Verde’’ pertencendo ao Município de Oliveira. Em 1874 o distrito foi elevado a categoria de Freguesia, passando a pertencer ao Município de Lavras.

Dez anos depois, em 1884, foi elevado a categoria de Vila continuando com mesmo nome e passando a ser jurisdicionada pelo Município de Campo Belo. Aos 7 de Setembro de 1923, reduzem-lhe a denominação para CANA VERDE, onde passou a pertencer ao município de Perdões. No dia 30 de dezembro de 1962, o Órgão Oficial do Estado de Minas Gerais publicou o decreto nº 2764, criando o município de Cana Verde.

A instalação da cidade se deu em 1º de Março de 1963 com posse do Intendente Municipal Sr. Antônio Bastos Garcia, que permaneceu até 30 de Agosto de 1963. Em 1º de Setembro de 1963, após eleição municipal, tomou posse o primeiro Prefeito e Câmara Municipal.

RESUMO DA HISTÓRIA DA CIDADE

A fundação oficial de Cana Verde foi no ano de 1858, quando a localidade recebeu o nome de “Arraial do Senhor Bom Jesus da Cana Verde’’.

A origem do nome está ligada a construção da primeira Capela construída no meio de um canavial, onde estavam as canas verdes. O local da construção desta primeira capela foi sugerido por Dona Maria do Rosário da Conceição – Matriarca da Família Anastácio Barbosa.

“Existia no alto da colina, um grande canavial com canas verdes e maduras e o local escolhido para construção da primeira capela foi no meio das canas verdes’’

– A origem do nome da localidade, também está ligada a devoção ao Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

– O local da construção desta primeira capela foi sugerido por Dona Maria do Rosário da Conceição – Matriarca da Família Anastácio Barbosa.

Prof. Vicente Freire Barbosa

Fonte: Prefeitura Municipal