Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Conheça o Parlamento Jovem Minas 2023 | Vem participar

Conheça o Parlamento Jovem Minas 2023 | Vem participar

por Luciano João Avelar publicado 26/01/2023 09h45, última modificação 11/04/2023 21h06
Jovens de Cana Verde agora podem participar do PJ Minas, um projeto da ALMG e Câmaras Municipais. . .

Pela primeira vez a Câmara Municipal de Cana Verde faz parte do programa “Parlamento Jovem”. Este é um projeto de formação política voltada aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros que tem como objeto criar a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Essa é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Se Inscreva

Como Funciona o Projeto?

A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. Em 2023 o tema do projeto é “Jovens e Mercado de Trabalho”, que reúne os Subtemas “Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho”, “Escolaridade e Qualificação Profissional” e “Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho”.

Os jovens que participam do projeto vão aprender sobre as ferramentas de participação e controle social e por meio dela vão apresentar uma proposta sobre o tema. As propostas apresentadas serão primeiramente discutidas pelos jovens do município que escolherão duas propostas para discussão regional.

Na etapa regional as propostas escolhidas por Cana Verde será debatida junto com as propostas dos outros municípios que compõe o polo e os participantes debaterão e escolherão uma proposta para plenária estadual. A Câmara Municipal de Cana Verde faz parte da regional Sul III que é composto pelas cidades de Cana Verde, Carmo da Cachoeira, Guapé, Santana da Vargem, Nepomuceno e Três Pontas.

Na etapa estadual as propostas escolhidas de cada polo serão debatidas e votadas pelos alunos no plenário da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) e a proposta vencedora será transformada em uma proposição pelos deputados estaduais e pode se transformar em uma ação pública.

Quais atividades os alunos participarão?

Os alunos do parlamento Jovem participarão de oficinas, palestras e desenvolverão atividade cívica e de cidadania que incluem participação de audiência pública, mobilização social, visitas orientadas entre outras.

Além das atividades locais os alunos participarão das plenárias regionais que devem acontecer em cidades que compões o polo Sul III. A Câmara também enviará a Belo Horizonte representante dos alunos para participar da plenária estadual.

Qual a vantagem de fazer parte do projeto?

Este é um processo de formação que tem como objetivo instruir os jovens a participar da construção social por meio da representação e da proposição, com fins de desenvolver seu senso cívico e de cidadania.

Será uma oportunidade para conhecer pessoas novas, desenvolver novas habilidades, melhorar a comunicação, superar a timidez e sobre tudo ser visto e ouvido.

Como posso participar do Projeto?

As exigências para participar do projeto é ser jovem, esta cursando o ensino médio em escolas públicas ou particulares e residir em Cana Verde. Os interessados devem procurara a secretaria da Câmara Municipal para fazer sua inscrição, outras informações, dúvidas e sugestões podem ser feitas através de nossa ouvidoria, diretamente na secretaria da casa ou pelo telefone (35) 3865-1527.

Se Inscreva

Adicionar Comentário