Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Oficina O poder Público e as Políticas Públicas | Parlamento Jovem

Oficina O poder Público e as Políticas Públicas | Parlamento Jovem

por Luciano João Avelar publicado 29/06/2023 00h00, última modificação 10/07/2023 09h34

A Câmara Municipal de Cana Verde, em parceria com a Escola Estadual Dr. José Esteves de A. Botelho e o Observatório de Políticas Públicas (OPP), projeto de extensão vinculado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras (FCSA/UFLA), promoveu nesta quarta-feira (28/06) a inspiradora oficina "Poder Público e as Políticas Públicas" destinada aos jovens do ensino médio. Essa iniciativa faz parte do Projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal, que visa engajar os jovens nas discussões e práticas políticas.

A oficina foi conduzida por Fábio Moreira Cogue, mestrando em Administração Pública pela UFLA, juntamente com Victória Moreira Magalhães e Dâmaris Ketlyn de Sena Andrade, graduandas em Administração Pública na mesma instituição. Foi um momento lúdico e interativo, proporcionando aprendizado sobre política e cidadania.

Durante a oficina, foram abordados diversos temas relevantes, como a relação entre a política e questões coletivas, incluindo saúde, educação, preconceito, violência contra a mulher e iluminação pública. Os jovens também tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de participação social, sendo incentivados a se envolverem ativamente na vida pública.

A importância dessa atividade com os jovens reside no fato de que eles são o futuro da nossa sociedade. Capacitar os jovens para compreenderem o funcionamento do poder público, as políticas públicas e seu impacto na comunidade é essencial para formar cidadãos conscientes e ativos, capazes de participar efetivamente na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

É louvável destacar que a Câmara Municipal de Cana Verde tem demonstrado um compromisso significativo com a promoção da cidadania e a participação popular. Através do Projeto Parlamento Jovem e de parcerias como essa com a Escola Estadual Dr. José Esteves de A. Botelho e o Observatório de Políticas Públicas (OPP), a Câmara tem proporcionado oportunidades valiosas para que os jovens conheçam e se envolvam com o universo político, incentivando o exercício pleno da democracia em nossa comunidade.

A Câmara Municipal aproveita para agradecer e destacar a importância do senhor Alessandro Gonzaga de Morais, diretor da E.E. Dr. José Esteves de A. Botelho que desde o início do projeto foi um grande entusiasta e parceiro da Câmara na missão de promover a cidadania entre os jovens Canaverdense.

Parabenizamos a todos os envolvidos nessa iniciativa e encorajamos os jovens a continuarem buscando conhecimento, se engajando e fazendo a diferença em prol de um futuro melhor para todos!